domingo, 20 de setembro de 2009

Visita ao instituto Butantã

O instituto Butantã é um local de aprendizagem e lazer. Esse espaço oferece ao público aproximação com um dos répteis temidos... as cobras. As informações são expostas com as especificidades de cada espécie. As tão famosas cobras envoltas de vidro aparentemente não oferecem perigo, é um ambiente seguro, tanto para a criança como para o adulto, um lugar prazeroso que não oferece risco nem desconforto.
Existem palestras, visitas agendadas para escolas ou grupo de pessoas que queiram apropriar-se de estudos, não só de cobras (répteis), mas anfíbios e outros relacionados à biotecnologia, museus, curso de extensão, pós- graduação e aprimoramento. É interessante ver, por exemplo, com o auxilio de um microscópio como uma bactéria pode aumentar significativamente em poucos segundos aumentando o risco de infecção no organismo, em outro momento há a possibilidade de tocar na cobra com o auxilio de um monitor orientando o público.
O museu histórico é interessante por mostrar máquinas antigas para a produção de vacinas, há outros espaços em ampliação para novas exposições. Os demais museus estão diretamente interligados com a interdisciplinaridade do ensino - ciências, geografia, história, matemática, português e outros, propondo ao aluno a relação do conhecimento teórico com a prática.
Levando corda, bola, taco, entre outros brinquedos e brincadeiras, há um espaço livre apropriado para crianças se divertirem com a família, tendo uma lanchonete que possam se alimentar.
Fui com minha família, todos adoraram, meus filhos ficaram felizes, e tranqüilos. Meu marido ficou encantado com aquele universo que proporcionou aproximação, real, de coisas vistas na televisão. E eu pude estar com todos ao meu lado, me divertindo e explorando situações de ensino-aprendizagem dentro e fora da sala de aula.
No site do instituto constam várias informações sobre cursos, palestras, agendamentos e outros de interesse mais específicos.

3 comentários:

  1. Muito bom saber de tudo isso, pois nunca visitei o Instituto Butantã,as vezes, passo na frente, mas morro de medo de entrar, penso nas cobras.Agora estou com mais coragem.Ele é muito importante para todos nós, afinal busca a cura para diversas doenças e nasceu ao meio de uma epidemia de peste bubônica em Santos. É curioso também que na época de sua fundação a autoridade que hoje é governador era presidente. Gostei muito do seu relato!

    ResponderExcluir
  2. Meninas parabéns pelo blog,as informações são bem claras,conhecia o instituto Butantã só de nome nunca tive muita curiosidade em visitar pois tenho verdadeiro pavor de cobra.Mas com os esclarecimentos de vocês percebi que é um espaço educativo,onde pode-se passear com toda a família irei visitar assim que possível.

    ResponderExcluir